Tema 16 – Produção de Narrativa Digitais.

Após estudar o texto e visualizar os exemplos de narrativas digitais em vídeo. Preencha a tabela abaixo, com os seguintes itens:
a) A importância do uso de narrativas digitais no contexto da sua escola.
b) Uma sugestão de atividade para produção de uma narrativa digital a ser realizada em parceria pelo professore de Língua Portuguesa/Produção Interativa e outra disciplina.


Sugestão de atividade para produção de uma narrativa digital.
Escola/PROGETEC
Importância do uso de narrativas digitais
no contexto da sua escola.
Disciplinas/conteúdo(s)/
turma.
Orientações para desenvolver a narrativa digital.
Recursos utilizados.
Joaquim Malaquias da Silva/Alessandro
Tenho comigo que a transformação de formatos tradicionais em formatos digitais, poderá enriquecer muito a metodologia e a didática dos professores melhorando e muito o aproveitamento dos alunos, sendo essa percepção digital muito mais atrativa para os nossos alunos. Já dito por Galvão (2005) “a narrativa não é uma construção livre, envolve o saber, a identidade e a racionalidade sobre como as pessoas constroem o conhecimento”.
Havendo hoje a possibilidade de inserir inúmeros meios digitais em um texto, apresentação e outros documentos de leitura e visualização, assim podemos deixar um pouco de lado os formatos tradicionais mais ainda não podemos esquecê-los. Podemos hoje então deixar as leituras juntamente com as aulas muito mais atraentes para os alunos. A narrativa digital traz a possibilidade de melhorar a compreensão dos processos que os aprendizes usam para a construção do conhecimento, abrindo assim a mente para novos horizontes antes desconhecidos e inexploráveis. Tendo sua logística de fácil manuseio as narrativas digitais são de fácil armazenamento e assim tendo a possibilidade de visualizações (percepções) posteriores a aquele momento primário da sua exposição tanto pro o professor quanto para ao aluno.
-Diversas/Diversos/Todas
O que podemos fazer com essa nova modalidade de Narrativa é aderi-la, adequar ao nosso cotidiano e assim incluindo nas atividades de planejamento diariamente. Vivenciando essa realidade podemos facilmente compreende - lá.
O principal para desenvolver a narrativa digital é o preparo dos materiais que ter meios onde busque mostrar em um modo geral o conceito que o professor quer passar, isto é, tem que haver escrita, hiperlink em palavras ou temas que seja novo para o aluno abrindo uma opção de conhecer mais a fundo ou não a sua duvida atrás daquela palavra, tema, conceito, caracteres, etc. Podemos também colocar imagens para demonstrar localidade e trazer o imaginário para o real e o que acho de fundamental importância é o vídeo que atrai ainda mais o alunado e prende de forma surpreendente a atenção.
Para desenvolver a narrativa digital não precisamos dominar plenamente as TDIC mais sim incorporá-la em nossas aulas tentando inovar e assim proporcionando um conteúdo de excelência para nossos discentes.
Maquina Fotográfica (vídeos), Computador, Data Show, Sites das pesquisas, tela para projeção.
E.E. João Ribeiro Guimarães - PROGETEC Eliane Neves
A narração acontece no cotidiano de nossos alunos e a narrativa digital vem aprimorar o ensino com essa prática pedagógica. A possibilidade de exploração é o que propicia o uso das TDIC no desenvolvimento de atividades curriculares em todas as áreas do conhecimento. Enfim creio ser primordial e de suma importância o uso de narrativas digitais na escola em que trabalho pois as narrativas eram sempre orais ou escritas e agora podem ser feitas digitalmente, criando novas condições de leitura, produção e escrita principalmente utilizando a Sala de Tecnologias Educacionais.
Língua Portuguesa/ Produções Interativas e Arte - Memórias Literárias - 9º Ano EF.
Os professores das respectivas disciplinas iriam usar o tema das Olimpíadas de Língua Portuguesa - Memórias Literárias - "O Lugar onde eu Vivo" e cada aluno usaria a narração digital para produzir sua história. Digitariam a história, fariam registros com fotos, fariam pequenos vídeos. Enfim usando as TDIC de forma pedagógica na aprendizagem dos alunos interagindo uma prática que antes era vista apenas como tradicional.
Câmera Digital e filmadora;
STE;
Computador(Internet, Editor de texto).
NTE -REGIONAL Cristiane Delboni
Narrativas tem sido sempre uma parte significativa da história, mas o meio pelo qual as histórias foram contadas evoluiu com cada civilização. A partir das histórias orais apresentadas pelos tribunais antigos, para as obras de escribas durante o Renascimento, a jornais, CNN, e agora a Internet, narrativa pessoal tem sido usado para comunicar os acontecimentos do passado. Hoje a mídia digital combina a tradição com a tecnologia e permite que aos alunos contar histórias através de voz, texto, imagens, áudio e vídeo. Tornando essa produção multimodal.
Narrativas digitais permitem aos alunos tomarem uma série linear de eventos e transformá-los em uma experiência multidimensional. Encoraja-os a autoria, colaboração e investigação. Uma infinidade de ferramentas e aplicativos existe para criar esses projetos, e todos eles permitem que os alunos adquiram uma compreensão mais profunda da história como eles exploram a maneira mais eficaz de recontar
Hoje o elemento social de histórias permite aos alunos verem as coisas a partir de novas perspectivas. Histórias têm sido reconhecidas há muito tempo como uma poderosa ferramenta de aprendizagem.
Atravessar o processo de criação de uma história, digital ou não, promove a auto-compreensão, a compreensão de conceitos, a informação, a alfabetização de comunicação e aprendizagem interdisciplinar.
"Digital" é apenas mais um meio amplamente definido através da qual se contam histórias. Narrativa digital pode assumir muitas formas, mas tornou-se associado a um pequeno vídeo escrito e gravado, narração com imagens estáticas e em movimento, e muitas vezes uma trilha sonora.
TODAS AS DISCIPLINAS

VOICETHEAD


http://voicethread.com/

Voicethead é uma ferramenta que possibilita a narrativas digitais.Você pode adicionar fotos vídeos e inserir textos.Podemos interagir com essa ferramenta as disciplinas existentes na escola.

Todas as tecnologias existentes possibilita a interação com as narrativas digitais.
E.E.paulo Eduardo de Souza firmo-Extensão Jiboia
Progetec Giovana Sales
o ato de narrar para o o povo do campo é algo que ocorre de forma natural, muitos dos conhecimentos e aptidões são concebidos por meio de narrativas, desde o cuidado com a roça, lavoura....muito se fala na cultura dos assentados sobre histórias de vida, experiência com animais, a cultura do campo, inserir nesse meio de comunioção as mídias, contribuirá com o aprendizado do aluno no sentido de valorizar a linguagem e ao mesmo tempo tornar as aulas atuais, condizentes com o momento tecnológico que estamos vivendo, e mesmo sendo do campo, a grande maioria possui um celular, um tablet, uma câmera fotográfica, e ao mesmo não fugindo dos parâmetros que regem o ensino.
Produção Interativa/Geografia/História
fotografar o nascimento e desenvolvimento de algum animal do síto, sua primeira amamentação, passos, como os outros animais reagem ao novo habitante, enfim ao mesmo tempo montar as fotografias e narrar os fatos.
câmera, computador, data show
EESADA e EEPCDA/
Progetec Carseléia Gracioli
e Progetec Charlaine Volpato.
A importância da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos tecnológicos e midiáticos.
As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, utilizando todos os recursos de multimídia [texto, fotografia, vídeo, áudio, gráfico].
Língua Portuguesa, Produções Interativas e Arte.
O professor irá apresentar a narrativa digital para o aluno, aguçando assim a sua curiosidade em produzir.
1ºpasso: elaboração da produção textual com o tema pré selecionado pelo professor.
2ºpasso:ilustrar o texto através de imagens.
3ºpasso: utilizar filmadora e o movie maker para editar as narrativas.
O estudante é parte ativa no processo de confecção do vídeo.
Prontas, as narrativas são publicadas na internet (Blog e Jornal) e tornam-se acessíveis a muitos.
Filmadora,Computador,
Scanner, Papel sulfite, Lápis de escrever, Lápis de cor, Tintas, Programas midiáticos (movie maker, Internet).
NTE-Regional: Marília, Maura, Mercedes e Lucimar
Como relata no texto o ato de contar histórias sempre existiu, com o advindo das tecnologias, destacaremos alguns pontos que consideramos muito relevantes:

"A intenção de trabalhar com as narrativas digitais é justamente a de explorar o potencial das TDIC no desenvolvimento de atividades curriculares de distintas áreas do conhecimento".
Com as produções de narrativas o professor tem condições de identificar conhecimentos que os alunos já possuem e depurar outros ainda deficitários, ajudando-os a atingir novos patamares de conhecimentos científicos,
As possibilidades de uso dos recursos digitais, destacamos a Web 2.0, as produções de narrativas proporcionam ao aluno um trabalho mais criativo, estimulador e que exige dos mesmos uma gama diversificada de competências.
Enfatizamos também, os projetos realizados nas escolas que devem partir da realidade dos alunos, que possibilitem a investigação e o compartilhamento de ideias, que sejam disponibilizados todos os tipos de tecnologias e que possam vir à tona seu cotidiano e suas impressões sobre o mundo.
Não menos importante no processo é que, tanto professor como aluno, precisam ter familiaridade com o maior número possível dos recursos tecnológicos existentes na atualidade.
Acreditamos que nossas escolas estão cada vez mais trabalhando com os recursos tecnológicos e também se apropriando de conhecimentos para utilizá-los como recursos pedagógicos.
Várias - Produções de Narrativas
Foram citadas várias sugestões de de ambientes e recursos digitais para produções de narrativas, como o blog, wikis, processador de texto entre outros, nossa sugestão será a utilização do site http://www.tikatok.com/sparks que já foi postada na nossa wiki do mês de março deste ano. Nesta plataforma existem várias opções de livros digitais, onde o aluno recebe orientações para sua escrita, tem possibilidade de inserir fotos, fazer desenhos, salvar as produções e imprimir.
Para iniciar a escrita deve-se clicar no livro, depois em ver no editor, fazendo isto, o livro se abrirá e então pode-se iniciar a produção, a escrita de uma narrativa não se resume apenas em Língua Portuguesa, podendo, conforme o assunto ou tema, ser trabalhada em outras disciplinas também, como história, geografia, ciências, etc. Para conhecer deve-se acessar a tópico, experimente gratuitamente, para ter todos os acessos é necessário pagar uma pequena taxa (anual) de 14,00 reais, clicando em inscrever-se.
Computador, internet, câmera e impressora.
EE Paulo Eduardo de Souza Firmo São Pedro.
Progetec Simone R S Oliveira
Sabendo da importância de utilizar as praticas multimodiais.
Cabe aos professores promover condições para que os alunos desenvolvam diferentes letramentos digitais, dando lhes autonomia para exercerem com autoria o uso das linguagens midiáticas em praticas multimodiais, estando o professor preparado para auxiliar no desenvolvimento das atividades estando familiarizados com os recurso tecnológicos por eles utilizado.
Produção Interativa, Língua Portuguesa, Sociologia e Biologia
Em nossa escola as professoras das disciplinas citadas trabalharam de forma multimodial usando todos os recursos disponíveis , com ficção e realidade, vivenciando multiplas linguagens e formas de expressão para que os alunos pudessem defender diferentes temas na produção de slides, gravação de videos com apresentações e seminários tambem a confecção de um jornal onde os mesmos puderam relatar experiencias realidade e ficção produzindo de diferentes formas os temas aprendidos.
Todas as tecnologias disponíveis possibilitando a interação com as narrativas digitais.
EE.JOSÉ ALVES QUITO- Extensão-Taboco-EEJAR- ROCHEDO. Progetecs: Geovani Vilela,Giliarde e Rosiley Alves
Ao inserir as Narrativas Digitais no cotidiano escolar, o professor precisa adentar a diversos fatores tais como: As narrativas não são livres, precisa envolver o saber, a racionalidade, conhecimento de mundo e as interlocução com outras pessoas.
Língua Portuguesa
Será por meio de a ulas expositivas de conceitos e técnicas relacionadas à produção de narrativas digitais. Análise de narrativas digitais sob o ponto de vista cognitivo, estético e tecnológico. Desenvolvimento de narrativas usando as tecnologias digitais de informação e comunicação.
Estão previstas duas atividades

a. Produção de uma narrativa, usando as tecnologias digitais de informação e comunicação;

b. Relato reflexivo sobre a produção realizada, focando os aspectos cognitivos, estéticos e tecnológicos dessa experiência.
STE,(internet,Processador de Texto,Máquina Fotográfica)
EE. Ernesto Solon Borges.
PROGETEC - Cristina Barbosa Correia
Como relata no texto, as narrativas que eram tradicionalmente orais ou escritas, podem ser agora produzidas com uma combinação de mídias.
A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de multimídia (texto, fotografia, vídeo, áudio, gráfico). É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos. É muito interessante inserir de forma dinâmica esse contexto com os alunos.
Língua Portuguesa e Produções Interativas.
Os alunos iriam fotografar uma paisagem ou algo que lhe chamasse muita atenção ou até mesmo trazer uma fotografia (família) de sua casa. Essas imagens seriam inseridas no editor de texto para que eles pudessem produzir um texto narrativo baseado nessas imagens.
Câmara digital, STE, computador (editor de texto) e fotografia.
Escola Leontino Alves de Oliveira / Lucimara Pacheco
As narrativas digitais proporciona ao aluno uma forma de viajar usando mídias educacionais com vários exemplos que é feito com o amplo espaço que a internet revela no mundo digital.
Todas as disciplinas principalmente as mais teóricas
Visualização de esboços de imagem para desmembração através de arquivos digitais.
internet; Datashow.
EE Vespasiano Martins / Odenir Moraes
Acredito que as que novas formas de produção para narrativas digitais serão de suma importância em nossa sociedade e na escola, pois percebemos atualmente que vários mecanismos facilitadores a narração de fatos vem sendo desenvolvidos por meios das tecnologias. Tecnologias essas que estão gradativamente mudando nossos hábitos de leitura e escrita de forma expressiva, atenuante aos usos de computadores, tablets e celulares.
A leitura e a escrita realizada de forma tradicional não devem ser deixadas de lado, mas entendemos que unir texto, som e imagem são mais envolventes aos olhos do leitor, consequentemente a gama de conhecimento é maior, sem pautar o atraente desenvolvimento acelerado da tecnologia na tendência do novo e do atual. Entretanto precisamos observar sempre a importância na construção do conhecimento cotidiano e na interação com outras pessoas, relativamente, e, como poder útil em nossas vidas
Acredito que todas as disciplinas podem ser contempladas, principalmente as mais contextualizadas
Para desenvolver a produção de narrativas digitais podemos introduzir contribuição no uso algumas de plataformas, programas e aplicativos que vêm possibilitando constantemente a criação desses novos elementos facilitadores de leitura, programas como PhotoFiltre, Movie Maker, Slides Show, plataformas como Voice Thead, Soar Mp3, Tika Tok, aplicativos como Ebook, Wibbitz App.
Internet, Computadores e Data Show, Filmadora, Câmara Fotográfica, Tablets e Celulares, e Editores de Vídeo
Escola Estadual Dr° João Ponce de Arruda/ Rita Elaine de Paula
A narrativa digital é uma proposta para enriquecer a metodologia e a didática dos professores, tornando as aulas mais interessantes e criativas, pois a tecnologia faz parte do dia-a-dia do aluno. Nesse tipo de narrativa pode-se utilizar todos os tipos de recursos, desenhos, músicas, slids, vídeos, etc. A proposta é interessante e vale a pena o s professores inseri-la em seus planejamentos.
Disciplina de Língua Portuguesa e Produção Interativa - 7°Ano.
Em Língua Portuguesa ou Produção Interativa os professores podem utilizar o tema folclore para que os alunos possam usar a narração digital para produzir uma história com os principais personagens folclóricos. A história será digitada e ilustrada. Na sala de aula os alunos já em grupos farão a leitura dramatizada da história e cada história será filmada para a produção de um vídeo.
Sala de Tecnologia, máquina digital.
Paulo Eduardo de Souza Firmo
Progetecs: Adriano Lopes Fernandes (Polo)
e Aline Moraes (Extensão Capão Bonito II)
De acordo com leituras e estudos realizados sobre tema proposto Narrativas Digital, vem nos mostrar que é possível promover uma reflexão unindo a tecnologia integrada ao currículo de modo que possa potencializar o desenvolvimento do educando.
Narrativa digital traz uma nova forma de construir conhecimento onde faz com que aluno faça uma analise do conteúdo narrativa com registros digitais, que permitirá entender o processo do conhecimento e assim orientá lo futuramente a encontrar e reduzir defeitos em sua produção.
Sendo assim de acordo com Galvão (2005) produção narrativas, produzidas na forma oral, escrita ou hipermidiática, têm grande potencial educacional, pois podem ser agora ser produzidas com uso da tecnologia que vem para auxiliar mais ainda os educando com intuito de que seja mais rica e sofisticada a aprendizagem.
Terá mais êxito nas disciplinas a área de humanas como :Língua Portuguesa (Produção Interativa)/ LEM Espanhol/ Sociologia/Geografia /história em todas turmas.
Em Língua Espanhola utilizando a comemoração da data festiva da La Tomatina na cidade de Buñol.
Sequência Didática:
1ª) Realizar uma pesquisa sobre o evento nos sites sugeridos como <
http://www.latomatinatours.com> <
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal>.
2ª) Montar a sequência cronológica dos fatos.
3ª) Gravar a sua narração com seu recurso tecnológico.
4ª) Criar slide ou vídeo inserindo as informações e buscando as imagens.
5ª) Apresentar em sala para as outras turmas sobre o evento.

Outra sugestão: Aproveitar as datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, Páscoa e outras datas históricas para realizar atividades similares.
Máquina fotográfica digital e filmadora, tablet educacional para gravar e filmar a narração dos alunos, celular e própria
E.E. Camilo Bonfim
Progetec: Sueli Ramos

E.E. Miguel Sutil
Progetec: Marli Borges da Costa

E.E. Abadia Faustino Inácio
Allan Carvalho Rocha
A narrativa é um ato de descrever e investigar uma história. É através dela que anunciamos e explicamos fatos que tradicionalmente eram orais ou escritos. Hoje com a disseminação dos recursos tecnológicos podemos dar sons e imagens as nossas narrativas.
As narrativas envolvem o saber, a identidade e são construídas a partir de um conjunto de pontos de vista, permitindo assim diversas versões da mesma história. Como diz Bruner(1990), o próprio ato de narrar tem valor educacional intrínseco uma vez que serve para interpretar melhor o que se passou, ajudando a promover uma nova forma de contar.
Na educação o foco na utilização dos recursos tecnológicos aumenta a motivação dos alunos e auxilia na compreensão dos processos de construção do conhecimento. Atualmente, os lap tops e celulares acoplam diferentes tecnologias promovendo no educando o aprendizado de maneira mais prazerosa, dando a eles condições de serem autores.
A contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação se faz nos diferentes níveis de ensino, embora seja de fundamental importância o seu domínio, é necessário que os educadores promovam condições para que os alunos possam desenvolver os diferentes letramentos digitais com autonomia para poder exercer autoria com o uso de linguagens midiáticas e textos multimodais.
Todas a disciplinas.
Inserir nas aulas sobre narrativas os recursos tecnológicos que temos, pois acreditamos que ao inserir animações nas narrativas estamos estimulando a mente do alunos a criar cenas do que esta sendo narrado e isso prende a atenção do aluno. Como vimos no vídeo uma imagem já leva a mente criar todo o ambiente da história e é isso que temos que fazer, buscar o interesse do aluno através das mídias. Um exemplo de atividade é utilizar sites especializados no uso de narrativas, podendo utilizar vídeos já feitos sobre narrativas e também criar suas próprias narrativas utilizando programas específicos como o movie maker ou sony vegas. Um exemplo de site com narrativas através de vídeos:
http://narrativasdigitais-ced.blogspot.com.br
STE, filmadora, data show, Projetor Multimídia, sites sobre narrativas, aplicativos para edição de vídeos entre outros recursos tecnológico

EE Delfina Nogueira de Souza – Extensão PANA
PROGETEC - Aparecido Rodrigues Santana
O ato de narrar histórias para os povos camponeses é algo que sempre ocorreu de forma natural, perpassando de gerações e gerações, pois muitos dos seus conhecimentos e aptidões são concebidos por meio de narrativas, desde os saberes e cuidados com o manejo da produção de alimentos, com os animais, com as crenças, com a medicina natural, com a meteorologia, com os astros, com as lendas, com os hábitos e costumes, enfim, como seu modo especial de viver. Muito se fala na cultura das pessoas de melhor idade sobre as antigas rodas noturnas familiares que se formavam para contar as histórias de vida, partilhando as experiências com as plantas, com os animais, com os mistérios das florestas e das águas, valorizando assim, a cultura do campo para os mais novos. Portanto, inserir nesse meio de comunicação as mídias, contribuirá com o aprendizado do aluno no sentido de valorizar a linguagem e ao mesmo tempo tornar as aulas atuais mais agradáveis e condizentes com a realidade e com o momento tecnológico que estão vivendo. Mesmo no campo, atualmente a grande maioria dos estudantes possuem acesso a tecnologias como celular, tablet, câmera fotográfica e internet comunicando-se em redes sociais e ao mesmo não fugindo dos parâmetros que regem o ensino. Essa pode ser mais uma ferramenta que pode ser explorada para a produção e sistematização de conhecimentos, bem como, o resgate de conhecimentos e saberes importantes construídos milenarmente que vem sendo desvalorizados e aculturados, perdendo sua força e seu valor ao longo do tempo.
  • Eixos Temáticos: Terra/Vida/Trabalho
  • Língua Portuguesa
  • Produção Interativa
  • Sociologia
  • Arte
1º passo: o educador da disciplina TVT e Sociologia irá apresentar a narrativa digital para os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, aguçando assim a sua curiosidade em produzir a partir do tema História de Vida.
2º passo: elaboração da produção textual na aula de Produção Interativa.
3º passo: correção ortográfica da produção textual na aula de Língua Portuguesa.
4º passo: ilustrar o texto através de imagens ou ilustrações marcando as principais épocas - Artes.
5º passo: utilizar filmadora e o movie maker para editar as narrativas, aula de Sociologia e TVT.
OBS: O estudante é parte ativa no processo de confecção do vídeo.
Prontas, as narrativas são publicadas na internet (Facebook e Jornal).
Filmadora, Computador, Scanner, STE, Papel sulfite, Lápis de escrever, Lápis de cor, Tintas, Programas midiáticos (movie maker, Internet).

Escola Delfina Nogueira de Souza
Nova Alvorada do Sul
Adilson Sanches
A narrativa acontece desde os tempos primórdios, onde as pessoas repassam informações que enriquecem e
dão vida à história. Desta forma a História tem sua maior
fonte de informações na narrativa. Atualmente temos o auxílio
das mídias digitais que cada dia mais enriquece o acervo de
informações que por sua vez não vem para anular a narrativa
tradicional e sim auxiliar nos registros das informações.
- Língua Portuguesa
- Produção Interativa
Será apresentado um tema para os alunos, como um poema, onde os alunos formarão grupos e assim desenvolverão um trabalho narrativo analisando o poema e assim usarão sua criatividade para dar vida aos personagens contido no poema e ao termino apresentarão na sala de aula sendo registrado esta narrativa com os recursos digitais disponibilizados para este fim.
- Filmadora
- Computador
- Impressora

Escola
Estadual
Zumbi dos
Palmares
Jaraguari-MS
PROGETEC
Luzia Bento Soares
A importância das narrativas digitais
é combinar a antiga arte de contar
histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de multimídia (texto, fotografia, vídeo). É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2 e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado , que, segundo alguns pesquisadores, nos adultos é de 15 a 20 minutos e nas crianças atuais parece ser menor, particularmente quando se trata de aprendizagem visual ou oral. Há que afirme que o ciclo de atenção das crianças hoje em dia seria da ordem de apenas 8 minutos. Há quem responsabilize, ou culpe, a televisão e a internet por essa significativa redução.
Na narrativa digital aplicada à educação, temos relatos de eventos históricos, histórias de vida – pessoal, da comunidade escolar ou do entorno dela. O essencial é que seja sempre algo que tenha significado para o aluno.
Apesar de seu atual destaque, a narração digital não é uma prática nova.
Crescemos com nossos pais nos contando histórias. Depois, pais contamos histórias para nossos filhos, embalando seu sono e no contexto escolar.

Lingua Portuguesa
Literatura
e Artes
Em uma roda de conversa com os alunos sobre o que, em geral,
os leva a brincar, sentir, pensar, imaginar
- conversa sobre o agrupamento dos poemas em quatro
partes: brincar/sentir/pensar/imaginar: ele se justifica?
Por quê? Lendo as historias, os alunos brincaram/
sentiram/pensaram/imaginaram? Como? O quê?
- conversa com os alunos sobre características das
histórias de cada parte que os fizeram ser agrupados assim
- propor que os alunos identifiquem nas histórias exemplos
de rimas e brincadeiras, jogos de palavras, nonsense
(quebra do sentido lógico)
- propor que os alunos identifiquem nas histórias
exemplos de trechos e situações que emocionam,
fazem pensar, provocam a imaginação
observação das ilustrações:
• na opinião dos alunos, as ilustrações acompanham
os “movimentos” do texto (brincar/sentir/pensar/
imaginar)? Como? (Pedir exemplos que justifiquem.)
• observar os diferentes recursos usados pela
professora para criar as imagens: foram todas feitas
no computador imprimindo partes das historias.,
numa técnica mista que envolve
fotos, Literatura, Língua Portuguesa, artes
Maquina
Fotográfica.

Impressora

Computador
Escola
Estadual
José Serafim Ribeiro
Jaraguari-MS
PROGETEC

Ronan Ivo de Souza

A importância das narrativas digitais é permitir trabalhar gêneros textuais usando os recursos tecnológicos transformação de formatos tradicionais em formatos digitais, poderá enriquecer muito a metodologia e a didática dos professores. Contribuindo para o desenvolvimento pleno ou parcial do educando nas potencialidade leitura, comunicação e escrita que permite os alunos desenvolver a capacidade autonomia para poder exercer autoria desenvolvendo o censo critico.
- Em todas disciplinas
Especialmente
- Língua Portuguesa
- Produção Interativa
Primeiro momento é planejar os elemento que deve conter para realização da narrativa.

O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Reconhecer que uma narrativa contém personagens, narrador, espaço, enredo e tempo;

• diferenciar a situação inicial da situação final (desfecho do conflito) de uma narrativa;

• refletir sobre valores sociais:

Estratégias e recursos da aula

• Atividade em semicírculo a fim de facilitar a contação de história;

• atividade em duplas;

• atividade oral de contação de história;

• atividade escrita de produção de texto;

• imagens de animais;

• áudio da história “A casa feia”, disponível no Portal do Professor, youtube etc.

• vídeo do poema musicado ou um Hq
finalmente a produção da narrativa
_ Quem conta? (narrador) Quem participa? (personagens) Onde acontece? (espaço) Quando? (Tempo) O que acontece? (enredo).
_ Como a história começa? (situação inicial) Qual o problema os personagens enfrentam? (conflito) Como é resolvido esse problema? (desfecho)
Importante: caso o aluno não crie um conflito para a história, o professor poderá alertá-lo utilizando, para isso, marcadores temporais, por exemplo, QUANDO... DE REPENTE... FINALMENTE etc.
Feitos os questionamentos para toda a classe, o professor solicitará que, em duplas, cada aluno tente responder as perguntas feitas.

Nesta unidade escolar é usado para produção de texto de HQ e editor de texto e apresentação.


Filmadora, Computador, Scanner, STE, Papel sulfite, Lápis de escrever, Lápis de cor, Tintas, Programas midiáticos (movie maker, Internet)
HQs
Escola Estadual Eduardo Batista Amorim
As narrativas digitais vêm para enriquecer as narrativas tradicionais, tornando assim ela mais atrativa aos olhos dos estudantes.
Sendo assim aumentando o leque de possibilidades, pois existem inúmeras mídias tecnológicas já disponíveis em nossas escola.
Língua Portuguesa/ Produções Interativas - 2º-5º ano
Construção de narrativas digitais utilizando o Site Storybird.
O Storybird é um site para a criação de histórias em forma de livro digital, usando ilustrações já existentes no site.
https://storybird.com/
Sala de tecnologia + Internet
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca - Progetec Nayane Mertens
De acordo com o texto do estudo, podemos notar que “com o desenvolvimento das tecnologias, surgiram recursos digitais que podem ser utilizados para animar as histórias, torná-las mais imagéticas, sonoras e dinâmicas”. Sabemos que não são todos os alunos que possuem computador em casa, mas todos têm acesso a várias tecnologias na escola, e nós Progetecs vemos diariamente como eles se sentem mais interessados nas aulas dos professores que utilizam diversas tecnologias, tornando-as mais motivadoras.
Língua Portuguesa, Produções Interativas e História.
6º ano
Uma proposta de atividade é de que os alunos produzam sua biografia, pois todos têm histórias para contar de sua vida particular. Nesta atividade eles escolherão fotos da infância até os dias atuais e farão depoimentos por meio de entrevistas ou narração deles mesmo. Utilizarão o “movie maker” para criação do vídeo contando toda sua história, os envolvidos e outros. Deverão utilizar créditos, fundo musical e outros, fazendo com que haja uma melhora na produção escrita, oral, criatividade e interação, assim tornando um trabalho mais produtivo e enriquecedor.
Máquina fotográfica, filmadora, notebook, data-show e internet
Escola Estadual Eduardo Perez - PROGETEC Graziela da Costa Salles /Escola Estadual Antônio Valadares - PROGETEC Vanessa Benites de Souza
Há muito tempo o contar histórias faz parte do ambiente escolar, notadamente no ensino infantil e nas séries iniciais. A narração é um conteúdo presente no referencial curricular do MS, e que os professores trabalham em sala de aula cotidianamente, porém poucos optam por trabalhar de forma digital. Essa metodologia da narrativa somado aos recursos vem para aprimorar os conceitos e habilidades de forma a internalizar esse conteúdo de maneira dinâmica e divertida, onde o professor ainda poderá rever outras habilidades que os alunos necessitam melhorar. Projetos de narrativas digitais estimularão os alunos a expressar-se visualmente, o que é uma habilidade diferente de escrever. "A partir da concepção de Bruner, de que a narrativa constitui uma forma de dar sentido à própria vida, à experiência e à compreensão da realidade, entendemos que também reflete a maneira como o seu produtor pensa e organiza suas ideias e conceitos." (pag. 2 4º parágrafo) Observando desse modo, a narrativa traz novos horizontes trabalhando a mente do discente, permitindo entender o nível de conhecimento e quais os temas a serem trabalhados. Dessa maneira o educador tem noção dos níveis já alcançados e quais ele deve intervir para mediar a construção do conhecimento ser construídos.
Língua Portuguesa, Produções Interativas 5º ano
Sugestão: Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativaObjetivo(s)
- Comparar diferentes versões de uma fábula, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem.
- Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e revisão.
.
Material necessário
Livros diversos que contenham fábulas e cópias das versões de A Menina do Leite presentes em 12 Fábulas de Esopo (Hans Gärtner, 32 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 28,90 reais) e em Fábulas (Monteiro Lobato, 120 págs., Ed. Globo, tel. 11/3767-7400, 26 reais).
Desenvolvimento
1ª etapa
Explore com os alunos fábulas diversas, para que eles conheçam características e recursos do gênero.
2ª etapa
Distribua cópias das versões de A Menina do Leite para cada estudante. Realize uma leitura compartilhada e ajude a turma a identificar as diferenças entre elas. Quais os recursos utilizados pelos dois autores que as fazem ser diferentes?
3ª etapa
Convide os alunos a escrever suas próprias versões para a fábula, alterando o que desejarem. Pode ser o final da história, por exemplo. Organize a turma em duplas para a atividade.
4ª etapa
Peça que os estudantes recontem a fábula oralmente antes de escrevê-la, propondo que realizem as alterações. Este é o momento certo para explicar a eles a importância de criar elementos em suas produções, colocando marcas pessoais na hora da redação.
5ª etapa
No quadro, planeje a reescrita. Questione a criançada sobre os episódios que não podem faltar. Faça perguntas como "O que colocamos no primeiro momento?". Se houver dificuldade na percepção desses elementos, sugira a consulta aos textos de referência e busque com os alunos os indicativos de apresentação dos personagens, por exemplo.
6ª etapa
É hora de começar a produção. Percorra a sala, orientando as duplas e observando como os pequenos lidam com o processo de reescrita que exige mudanças.
7ª etapa
Recolha os textos e analise as produções. Em uma folha à parte, anote os aspectos que precisam ser revistos pelas crianças, para usar na etapa seguinte.
8ª etapa
Devolva o material às duplas e peça que o revisem. Para ajudar, escolha uma produção para ser discutida coletivamente. Assuma a função de escriba e divida o quadro em três partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela turma. Deixe o meio para a reescrita e, na última parte, transcreva o texto selecionado. Para fazer os ajustes necessários, vá fazendo interrogações como "Isso está repetitivo?". Nas situações conflitantes, proponha a consulta aos escritos de referência, para que percebam como os autores resolveram o problema detectado.

9ª etapa
Realizar a filmagem coletiva das produções, utlizando como recurso uma filmadora, em seguida Utilizando o “movie maker” os alunos deverão inserir, fundo musical e os nomes dos criadores
  • Filmadora
  • Computador
  • Internet

Olá pessoal,

Muito interessante as sugestões de atividades baseadas nas narrativas digitais! Em nossa discussão podemos observar que os recursos existentes para desenvolvê-las são inúmeros, tanto online quanto offline. É importante atentar para dois fatores: 1. O papel do PROGETEC no contexto do desenvolvimento da narrativa, sendo importante não apenas na sugestão de recursos, mas de metodologias adequadas; 2. A necessidade da participação ativa dos alunos (sujeitos ativos na construção do conhecimento) e 3. A integração metodologia, recurso e conteúdo curricular. Isso significa as situação de aprendizagem com o desenvolvimento de narrativas digitais devem promover a ação dos alunos, com orientação do professor, a fim de que sejam trabalhados conceitos relacionados ao conteúdo curricular – conteúdos com muita teoria, inclusive de áreas exatas, podem ser trabalhados dessa forma.

É importante conversar com o professor sobre as potencialidades do uso de narrativas digitais em sala de aula, explicando de forma resumida que “a proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação (. ..).” É importante que o professor saiba que elas podem ser gravadas e publicadas na internet, além de escritas, podendo ser “relatos de eventos históricos, histórias de vida, da comunidade escolar ou do entorno dela.” O importante é que tenham temas significativos para os alunos e que possam ser associados ao conteúdo escolar. Pensem nisso!

Aguardamos as narrativas digitais dos alunos postadas na AG-Wiki! Por que não?

Abraços,

Dirce


@@@@@@


Esse espaço está encerrado em novas contribuições (em: 29/08).